quarta-feira, 2 de março de 2011

Dogs Playing Poker - A Friend in Need.

A Friend in Need.

Esse quadro pertence a uma série de 16 quadros chamada de Dogs Playing Poker do pintor Cassius Coolidge. Talvez a mais famosa pintura de Coolidge, que retrata sete cães sentado a uma mesa jogando poker na madrugada. Ela deriva seu nome do bulldog entregando um ás debaixo da mesa para o seu amigo. Com esse ás adicional, o cachorro de costas para o espectador terá quatro ases. Podemos observar também nessa obra o cachorro no centro da mesa de frente para o espectador que esta com uma atenção dobrada no jogo do amigo ao lado, e também a felicidade do cachorro a esquerda ao observar sua mão.

Essa obra usa de uma técnica de antropomorfose que consiste em dar a animais habilidades humanas , como falar, ter um emprego , usar roupas ,ou jogar poker com os amigos.

Eu não escolhi essa obra só pela beleza e magia, mais também pela relação do quadro com meu cotidiano ,meus finais de semana de jogatina com os amigos , poker e mais poker, fazendo com que eu me enchergue na obra, cabendo uma amigo em cada cachorro.

Reconmendo que vejão o resto da série Dogs Playing Poker e outras obras de Cassius Coolidge.

Luiz Guilherme Arêdes Curado

3 comentários: