segunda-feira, 7 de março de 2011

História em Quadrinhos




História em quadrinhos ou comics nos Estados Unidos, bande dessinée na França, fumetti na Itália. É dificil exatamente dizer quando começou, pois homens das cavernas e os próprios egipcios sempre se comunicaram por desenhos, mas com a vinda da imprensa, esse estilo de comunicação (e arte) ficou mais popular, muitos dizem que o pai dos quadrinhos é Richard Outcalt pois, em 1895 ele criou Yellow Kid, personagem que trazia frases escritas em suas camisetas no jornal World, porém, essa paternidade é muito polêmica, pois vários ilustradores colaboraram para evolução dos quadrinhos (Como Will Eisner) Mas foi Yellow Kid que trouxe para o publico a HQ em si, apresentando também para nós os balões, que são usados para referir as falas dos personagens.


E a partir disso, as histórias em quadrinhos só vieram a evoluir, tomaram um rumo muito importante no mundo, sendo um poderoso meio de comunicação, não só para crianças e jovens, mas também para adultos. Em 1929 e 1933 respectivamente, vieram um dos mais famosos quadrinhos que são Popeye e as revista de Walt Disney com Mickey, Pateta e Pato Donald, Ainda em 1929, com as histórias de Tarzan, os quadrinhos começaram a ter um conceito heroico. Mas só em 1938 é que a história de Kal-El, ou Clark Kent ou porque não, o todo poderoso Super
Homem! a partir dai tudo "desandou" e muitos desenhistas começaram a inventar heróis, como Stan Lee e seu Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Incrivel Hulk e muitos outros heróis da Marvel. Também, a História em Quadrinho americana, se tornou um simbolo incrivel para o sentimento nacionalista, por ser uma das unicas artes mundialmente conhecidas e ser originalmente vinda de lá. Muitos ainda , consideram as Histórias em Quadrinhos como a nona arte.

E eu? o que eu acho sobre isso? Não é a toa que escolhi quadrinhos, por ser totalmente fissurado neles, principalmente os americanos (não querendo subestimar os brasileiros.) Mas foi Stan Lee, que me facinou, com o "Amigo da Vizinhança" o Homem Aranha! e com os Poderosos Vingadores que sempre foram meus heróis de infância, e ver que, por mais que eu cresça, eles só ganham mais poderes, mais histórias, novos tipos de traçõs, novos vilões, e por incrivel que pareça, aparecendo novos heróis. Se a arte, tenta extimular as emoções em mim, com certeza Histórias em Quadrinhos fez isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário