segunda-feira, 7 de março de 2011

Wassily Kandinsky - Yellow, Red and Blue


A cor é um meio para se exercer influência
direta sobre a alma. A cor é a tecla, o olho
é o martelo. A alma é o plano de inúmeras
cordas. Quanto ao artista, é a mão que,
com a ajuda desta ou daquela tecla,
obtém da alma a vibração certa.
(KANDINSKY, 1910)
     
E essa obra me chama muito atenção pelas cores fortes que sensação de felicidade, colorida e por isso gosto do estilo abstrato e um estilo que nos faz analisar muito e entendemos como quiser com as emoções das cores, o jeito da pincelada, da tinta, dos traços, e um estilo que e simples, mas ao mesmo tempo muito emocionante.
     A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
    Desenvolvida no início do século XX na Alemanha. Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. Os artistas abandonam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura, utilizando-se de linhas e cores para exprimir emoções. Em geral, o que se vêem são manchas e grafismos. Aqui está a declaração Kandinsky sobre a arte abstrata:   "De todas as artes, a pintura abstrata é o mais difícil. Exige que você sabe como desenhar bem, que você tem uma sensibilidade aguçada para composição e cores, e que você seja um verdadeiro poeta". Esta última é essencial: "A pintura abstrata, nos desperta sentimentos, reações e associações de idéias livres, variadas e múltiplas. Diante de um quadro abstrato, a sensibilidade de cada um reage com liberdade." (WASSILY KANDINSKY)



Renata Blohem Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário