terça-feira, 1 de março de 2011

Banksy




Eu escolhi a imagem do Banksy, um artista de rua britânico , que trabalha a sua arte de várias maneiras como intervenções urbanas, stencil e esculturas. Banksy, traz em suas obras uma crítica ao mundo moderno, ao consumismo, a violência, a falta de liberdade para se expressar, a política e comportamentos, ou seja, assuntos bastante provocativos para uma sociedade alienada. Suas obras trazem sempre uma questão social, se opondo a autoridade e ao poder. A identidade de Banksy não é conhecida, ele não costuma dar entrevistas e ninguém jamais viu seu rosto.
Esta imagem que eu trago à vocês hoje, é uma intervenção em stencil e pintura, em um muro de Los Angeles, onde ele vem criticando a nossa sociedade, em que nossas crianças conhecem o crime cada vez mais cedo. Porém, ele vem querendo nos mostrar que a unica munição que as crianças devem carregar em suas armas, são gizes de cera, para assim poderem colorir um pedaço do mundo cinza em que elas vivem. Também podemos interpretá-la como representante dos artistas de rua, que carregam suas armas com os gizes de cera, pois é assim que eles conseguem criticar, alertar e se expressar.
Eu, particularmente, gosto muito dessa imagem por mostrar que tem como sim, manifestar nossa indignação com o rumo que o mundo está tomando. O modo em que Banksy tratou a infância, e ao mesmo tempo a violência é surpreendente, mostrando uma criança armada, mas sem deixar os traços infantis dos desenhos de lado, revelando a inocência e a leveza que uma criança tem ao desenhar, o que é contrastante com o peso da arma que ela segura . É realmente um alerta, pra que comecemos a cuidar mais do direito de infância das nossas crianças, e que tomemos atitudes para que o crime não possa atingi-las, e assim elas cresçam pessoas honestas e de bem. Esta imagem é sem dúvidas, uma análise genial do mundo moderno.


Juliana V. Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário