A imagem escolhida chamae-se "Abaporu" de 1928. Esse quadro é uma das tela mais famosas telas de Tarsila do Amaral, que é por muitos considerada a maior artista brasileira de todos os tempos.
Essa tela é uma das telas mais importantes de todo movimento modernista brasileiro e tambem é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA).
Ela é uma pintura surreal, que apresenta um corpo humano estilizado, com dimensões desproporcionais e apoiado em uma base larga de sustentação. A imagem apresenta um colorido esteticamente agradável, com tons que representam o céu (azul), o sol (amarelo) e o verde (as matas, a terra) transmitindo uma idéia de brasilidade. Numa primeira dimensão, foram enfatizados um pé e uma mão, vistos unilateralmente, representando apoio, sustentação, apego, descanso de uma jornada (caminhada), resistência e parada para reflexão.
Além disso essa tela é uma da responsaveis pelo "Movimento Antropofagico" que tem como mentor Oswald de Andrade (na época marido de Tarcila), por isso ela se chama Abaporu que em tupí significa: aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando "homem que come gente".
Lucas Mendes de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário