quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aprendizado virtualizado - Sejam todos bem-vindos

Olá a todas e a todas.
Bom esse espaço será uma extensão da nossa sala de aula, aqui vocês poderão postar dúvidas, comentários e realizar tarefas extraclasse. Assim poderemos romper as barreiras do tradicional e assumir um novo paradigma de aprendizagem, aquela que não se restringe aos limites de um livro e do momento da aula.

Para iniciarmos nossa discussão sugiro que vocês se apresentem, comentem um pouco sobre vocês, porque escolheram o curso de publicidade e propaganda e quais são suas expectativa. Em seguida quero que levantem questionamento acerca da origem da arte, continuando assim nossa discussão em sala.
Para isso posto uma imagem para estimular esse bate-papo.
Então para facilitar vocês deverão:
1 º Postar uma apresentação de vocês;
2º Comentar sobre o conceito da arte dialogando com a imagem abaixo.
Ok? aguardo vocês :)

35 comentários:

  1. Olá!
    A minha opção pelo curso de Publicidade e Propaganda veio da relação
    com tudo o que gosto, meus hobbys e meu convívio pessoal. Além disso, acredito que é
    um mercado que está em constante crescimento e pode oferecer ainda
    grandes oportunidades, apesar de conviver com pensamentos negativos e
    céticos quanto a isso. Minha preocupação não foi os ganhos
    financeiros, escolhi o curso com o conceito de que “quem faz o que
    gosta não trabalha, se diverte”, palavras do filósofo chinês Confúcio.
    Mas não pensem que acredito que o curso será fácil, pois tudo que se
    faz, principalmente quando se gosta, deve ser feito da melhor forma
    possível. Sei também que haverá momentos em que teremos facilidades
    com alguns assuntos e outros em que teremos dificuldades.
    Quanto a análise da obra retratada acima, traz novamente o que
    havíamos discutido: a complexidade da arte. Pois ela transpõe o que se
    vê, seu significado é muito mais profundo. Há uma ilustração bem
    realista de um cachimbo, mas é contraditória a frase “Isso não é um
    cachimbo” logo abaixo. Mas se pararmos para refletir, de fato não é um
    cachimbo, e uma pintura, uma figura, uma ilustração que retrata um
    cachimbo, não é o objeto em si.

    Quanto a análise da obra retratada acima, traz novamente o que
    havíamos discutido em sala de aula: a complexidade da arte. Pois ela transpõe o que se
    vê, seu significado é muito mais profundo, não é apenas imagem.
    Há uma ilustração bem
    realista de um cachimbo, mas é contraditória a frase “Isso não é um
    cachimbo” logo abaixo. Esta frase confunde. Mas se pararmos para refletir, de fato não é um
    cachimbo, é uma pintura, uma figura, uma ilustração que retrata um
    cachimbo, não é o objeto em si, portanto a frase está certa, não é um cachimbo de fato.

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu nome é Hadassa Oliveira e escolhi cursar Publicidade e Propaganda por curiosidade acima de tudo.Sempre gostei de cinema,artes,fotografia,música,dança,comunicação e este foi um curso que no qual me identifiquei bastante.Espero ter sucesso ao seguir meus estudos, pois até agora estou bastante satisfeita com minha escolha.
    A respeito do conceito de arte dialogando com a imagem mostrada, podemos notar que a arte pode ter um significado mais profundo , além daquilo que podemos ver.Precisamos tentar entender o que a arte, ou a obra de arte tenta nos passar.No caso da imagem do cachimbo notamos a frase:''Isto não é um cachimbo''(traduzido do francÊs) ,que quer passar-nos a idéia de que aquilo que vemos talvez não seja o que realmente nossos sentidos tentam nos fazer acreditar;e de fato, isto não é um cachimbo na verdade, mas sim a representação gráfica,uma ilustração daquilo que imaginamos ser um cachimbo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal,meu nome é ULISSES PANTA,e estou neste curso por pura obra de DEUS,estou passando pela fase da adolescencia e vivendo muitas transformaçoes repetinas,alem da responsabilidade de ter que fazer diariamente escolhas que delineiaram o meu futuro,eu faço curso de tecnico em mecatronica pelo o senai,há mais ou menos 3 meses e quando começei o curso la ,ao mesmo tempo abriu se a inscriçoes para a UFG dai eu escolhi o curso de jornalismo parecia perfeito para a minha vida pois se moldava ao meu perfil,mais eu simplesmente nao efetuei o pagamento,pois nao me sentia preparado e por outros motivos que ate hoje eu desconheço ,talvez seja medo (mas nem eu sei de que era esse medo).na mesma época eu fazia um curso de especializaçao de portugues e via aqueles meninos estudando para grandes faculdades de todo Brasil,dai eu me perguntei:-o que estou fazendo aqui ,se nao vou para a faculdade?
    passou-se uma semana e no sabado eu ganhei uma festa de aniversario e nessa festa fui presenteado com um dinheiro .
    na segunda eu estava na biblioteca do colegio ,quando ouvi que as inscriçoes da UFG tinham sido prorrogadas,dai eu corri pro site para fazer outra inscriçao e mais uma vez fugi de mim mesmo e depois de meia hora que gastei para escolher o curso acabei escolhendo engenheiro de software,porque software era uma das materias que eu aprenderia no senai mais pra frente,
    dai em novembro finalmente teve a prova da primeira fase e eu fiz,quando corrigi eu tinha acertado apenas 33 de 90 ,eu fiquei muito triste e desesperado,muito confuso com tudo aquilo,mas mesmo assim passei para a segunda etapa e em dezembro fiz a prova e fiquei ate dia 4 de fevereiro agoniado esperando o resultado,nesse periodo surgiu as inscriçoes do prouni,nao acreditando muito acabei me inscrevendo,para os cursos de design,PUBLICIDADE E PROPAGANDA e design, na PUC,tirei suficiente para os 3 cursos mais me pre-selecionaram para PUBLICIDADE E PROPAGANDA, para conseguir a vaga faltava a entrevista,na mesma semana numa sexta feira saiu o resultado da UFG e dai eu descobri que nao havia passado ,confesso que fiquei triste por nao correponder as expectativas dos outros,mais aquela noticia fez meu coraçao quase explodir de alegria ,e foi assim que no dia seguinte,fui levar todos os meus documentos,e ja começei sendo atendido por uma assistente social maravilhosa,parecendo que todo universo estava ao me favor nessa decisao,na quarta saiu o resultado que eu tinha sido aprovado e que poderia estudar na PUC.
    Concluindo,nao escolhi a publicidade por isso ou por aquilo,sempre pedi para DEUS que me levasse sempre ao melhor caminho,e que me fizesse feliz,pois bem,ele fez isso por mim,desde que pus meus pes na PUC, entrei num estado de extase e de paixao pela vida e por tudo,nada me faz mais feliz que acordar cedo e ir para a faculdade,cada vez mais estou me conheçendo melhor,e minha vida ganhando mais sentido,peço desculpa a todos por escrever essa longa estoria,mais so asim eu poderia dizer o porque de ter escolhido esse curso.
    aproveitando minha estoria acima respondo que essa imagem nao é um cachimbo,pois isso nao passa de um fatasma da imagem de um cachimbo,assim como fazemos nas nossas vidas,passamos a imagem de coisas de que nao somos e deixamos de transparecer nossa essencia.
    ENTRE NESSE LINK E ACHE OS MEUS CONTATOS NA NET:http://meadiciona.com/ulissespanta1

    ResponderExcluir
  5. Sejam bem-vindos Ana, Adassa e Ulisses, esse espaço serve para isso mesmo pois, para nos conhecermos melhor. E não se preocupe com o tamanho da mensagem Ulisses afinal são através de estórias dos outros que encontramos nossa história. Assim se dá com a arte.
    Abraços forte para vocês

    ResponderExcluir
  6. Ola, boa tarde a todos me chamo Onofre e escolhi publicidade e propaganda por ter me interessado sempre no decorrer de minha vida por estratégias e marketing, Tv, jornais, comunicação... é o único curso superior que me dispertou a vontade do conhecer depois do ensino médio, sobre o conceito da arte sob a imagem acima como os colegas citaram acima, a imagem do caximbo apenas representa um caximbo e não é de fato um caximbo de verdade... nessa mesma visão se comparando com outras obras você consegue enxergar melhor além do que se vê em uma arte, e passar a compreender melhor o que o artista tentou expressar.

    pra quem quiser me add : http://www.meadiciona.com.br/nofrebad

    ResponderExcluir
  7. Jeane Morais..Ela não gosta de inglês, não gosta de tumultos, não gosta de pessoas, não gosta de digitar, não gosta do calor, não gosta do frio, não gosta de alguns livros, não gosta de alguns filmes, não gosta de não gostar, não gosta de cantadas, não gosta. Ela gosta de fotografar, gosta de museus, gosta de ler, gosta de filmes, gosta de pessoas, gosta do frio, gosta do calor, gosta de jornalismo, gosta de psicologia, gosta de conversar, gosta de dormir, gosta de acordar, gosta de estar, gosta de rir, gosta de chorar, gosta. Eu gosto do jeito que ela gosta, e também do jeito que ela não gosta, eu gosto. Eu gosto dela.'
    Esse é o texto que me descreve eu amo publicidade e mais ainda a área de FOTOGRAFIA,e algo que me compõe..!Sou apaixonada em animais..ia me decidir em fazer biologia marinha(UFSC)mais ocasionou alguns problemas...ia englobar a fotografia no meu trabalho..mais DEUS me permitiu que fizesse primeiro PUBLICIDADE :D
    Amo conheçer novas pessoas..etc.
    Sou uma LOUCA!Mais sou Legal!RS(com quem mereçe)

    - Sobre a Imagem do cachimbo.- Não é um cachimbo mesmo !É muito além de um cachimbo..uma arte imposta a outra arte :]

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Carina Roberta...
    Eu faço o curso, por que sou uma pessoa muito comunicativa e por vezes muito criativa, gosto de viajar nas coisas, alem disso, é um curso que todos falam que tem a minha cara, acho que foi mais por causa disso que de todo o resto.
    As partes do curso que mais estou gostando são as de Fotografia e a de História da Arte, por ser fotografia uma coisa que ja gostava e História da Arte, pois estou conseguindo entender as coisa de um outro ponto de vista, de um modo mais sensível, por vezes, sensações inexplicáveis...

    Em relação a imagem, ela realmente não é um cachimbo, é a imagem dele, uma imagem que só reproduz ele, mais não é ele realmente

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Eliane Garcia e escolhi o curso de publicidade pelo fato de me achar muito comunicativa, criativa e modesta.rs
    Nunca tive duvidas sobre que curso fazer e por isso nos três anos de ensino médio sempre pesquisei somente sobre publicidade e propaganda e me encantei.
    A imagem apenas representa um cachimbo ou seja esta esta fazendo o papel da arte , apenas representar e nao de fato ser.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é João Pedro, e escolhi o curso de Publicidade e Propaganda porque eu ja venho trabalhando nessa área a uns 2 anos !!

    E eu me familiarizei muito bem com esse curso.

    A imagem pra mim representa o AUTOR mais nao na sua forma fisica , mais vamos dizer como se fosse o seu sentimento, o que ele tem em seu coração ! as vezes ele podia ser um viciado ?

    ResponderExcluir
  11. Bom, me chamo Myrian. Nasci e morei minha vida inteira em Goiás Velho. Desde a 7ª série (8º ano) ganhei um certo interesse por fazer Cinema. Sempre gostei bastante da área de produção e tudo que envolve audiovisual. Entretanto, por ser um curso bem menos acessível que os demais, a partir do 1º ano decidi pesquisar e me informar melhor sobre outros cursos da mesma área. Publicidade foi o qual eu mais identifiquei. Fiquei um pouco em dúvida entre Jornalismo, mas no final descobri que Publicidade e Propaganda era o que eu realmente queria. Assim como a Ana, sempre tive em mente que o certo seria fazer algo que eu gostasse e que tivesse a ver com meus gostos pessoais. Os ganhos financeiros seria apenas consequência de um trabalho bem feito. Estou adorando o curso e espero assim continuar no decorrer dos 4 anos que ainda temos pela frente.

    Quanto à imagem acima, continuo no mesmo raciocínio que os demais: De fato, não enxergamos ali o objeto cachimbo na sua forma concreta de ser, mas sim a representação visual desse objeto.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Aiana Lopes, escolhi o curso de Publicidade por identificar com as coisas que eu gosto e pelo lado criativo.Pretendo trabalha com propagandas voltadas para o mercado da moda, que é uma das minhas paixões.
    Em relação a figura acima, é uma imagem, uma ideia, que pode ser representada de várias maneiras de acordo com a visão do autor, e não o objeto, a matéria em si.

    ResponderExcluir
  13. Bem, meu nome é Helena Albernaz, e foi de uma hora pra outra que escolhi publicidade e propaganda. Nunca havia passado isso na minha cabeça, nem naquelas brincadeiras de criança de, o que você vai ser quando crescer?. Pois é, mas sempre gostei das partes "artísticas" do mundo por influência da minha avó que era artista plástica, então ela tentou me ensinar a desenhar, sem muitos resultados, me pôs logo em uma aula de violão, me punha para escutar música clássica , enfim, fez meu primeiro contato com a arte, mas ela sempre me falava de arquitetura. Alguns meses antes do vestibular, li alguma coisa sobre publicidade, então na hora de colocar as opções coloquei lá , publicidade e propaganda como segunda, e arquitetura como primeira. Acontece que no último dia que dava para trocar o curso, lá fui eu , colocar publicidade como primeira opção,e arquitetura como segunda, meu pai quase deu um infarto.Quando entrei no curso , e vi que também tinha muito a ver com o que minha avó me passava, gostei bastante, e cá estou eu, lendo como nunca li na vida, mas gostando de tudo o que está acontecendo na minha vida.
    A respeito da imagem, o cachimbo representa uma cópia do real, é uma obra de arte, uma pintura, que olhando se assemelha muito com um cachimbo por seus traços realistas.O artista poderia ter feito o cachimbo do jeito que ele quisesse, já que a obra é dele. A frase escrita abaixo da ilustração, confunde a nossa cabeça, pois olhando a figura nós temos uma imagem mental pré-formada, e pensando como arte, nós só temos algumas pinceladas, que tenta fazer uma imitação do real.

    ResponderExcluir
  14. Eai, tranquilo ? Eu sou o André Zucarelle(18), e qud sai da sua sala hj eu nao fui fumar ¬¬, sim, ta bom eu fumo, mas hj nao fui fuma. Enfim, optei por publicidade pq estava confiando na espectativa de trabalhar com criatividade, sobre o cliente me passar um topico e eu ter que transmiti-lo para a sociedade de uma maneira a agradar o maior numero de pessoas possivel. Sobre a imagem, pode ser uma obra de arte, nao sei, nao chego nem perto de ser um especialista no assunto, mas pra mim e apenas um desenho de um cachimbo com uma frase embaixo que diz que nao é um cachimbo, e de fato, nao é, é apenas uma pintura. Nao é um cachimbo pra mim como o autor(a) diz, porque nao é mesmo o objeto, e sim uma pintura, uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. oi, meu nome é Hugo Fernandes , escolhi o curso de publicidade e propaganda porque é um curso que envolve a criatividade, conhecimento artístico, que eu aprendi a gostar desde muito pequeno por influencia da minha mãe,que se formou em licenciatura em artes visuais. Mas também exige um conhecimento social muito extenso, pois voce trabalha ao mesmo tempo para a grande massa e para as elites, ou seja você tem que saber manipular as ideias para agradar a ambos os lados.
    Sobre a imagem acima, o artista pinta um cachimbo e bem abaixo da pintura ele coloca a frase "isso nao é um cachimbo", criando a priori um sentido paradoxal entre texto verbal e o texto não-verbal. Mas se agente analisa a imagem com um olhar crítico , percebemos que a obra nao é realmente um cachimbo e sim a representação do que seria o cachimbo, através da visão do artista, a partir desse olhar crítico o texto nao-verbal fica de acordo com o texto verbal. E assim se torna dificil estabelecer um conceito sobre arte, pois essa é muito extensa. Mas atraves da imagem é possivel dizer que arte é a visão da realidade pela ótica do artista

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Juliana Brito, muito prazer. Bom, não vou negar que sempre tive muitas dúvidas acerca do curso ao qual cursar. Fiz inúmeros testes vocacionais para tentar achar algo que eu me identificasse. Em todos eles o resultado dava área de comunicação e dentre as opções eu optei por cursar Publicidade e Propaganda, por parecer mais interessante que os outros.
    Hoje em dia (eu que faço o 3º período), sou a pessoa mais satisfeita com a escolha do curso, da face da terra. O curso de PP me surpreendeu bastante, ainda mais por abordar disciplinas com assuntos que eu sempre fui apaixonada, como arte, cinema e fotografia.
    Sou daquela que faz o que gosta, e não se tortura pra ter dinheiro no fim do mês, e trabalhar com PP pra mim, além da responsabilidade, vai ser uma grande diversão.

    A respeito da obra, só posso dizer do mistério da arte que se oculta nessa pintura. O mistério do processo criativo do pintor, que se mostra, oculto. E é por isso, por esse mistério, que a arte não tem que ter explicação, não tem que ser bonita ou feia, tem que ter sentimento. A obra não se explica, porque a arte não se explica, ela se faz sentir.
    O cachimbo na pintura, não é de fato um cachimbo, e sim uma representação do real, uma cópia da ideia (assim, como um cachimbo de verdade, também é).

    ResponderExcluir
  18. 1 º Postar uma apresentação de vocês;
    2º Comentar sobre o conceito da arte dialogando com a imagem abaixo.
    Ok? aguardo vocês :)
    Opa meu nome è Guilherme Otávio, bom na verdade eu não queria Publicidade, sempre quis ser repórter, iria prestar pra jornalismo,sempre gostei de ler os jornais, mas quando eu estava na oitava série foi oficialmente dito que pra exercer tal profisão não precisaria d ediploma, foi então que conheci a publicidade, namoramos, e casamos, foi tão estranho porque nunca pensei que me daria tão bem com Publicidade, juntei o útil ao agrádavel, e agora estou na PUC, por miseros 5pontos que me faltaram na UFG.
    Eu penso que a arte esta dentro de cada um o objeto e a pintura são apenas instrumentos que nos levam a libera-la, pois cada um a vê da forma que quer ver e a interpreta da forma que quer interpretar, a própria imagem que nos mostra um cachimbo se contra diz dizendo que "Isto não é um cachimbo"(tradução de “Ceci n’est pas une pipe”),o que nos faz pensar então o que é isso? Um pedaço de madeira com formato ja conhecido? Penso eu que não é apenas uma imagem,é o que quer nos libertar para vermos além, para vermos a arte e não apenas uma imagem de um cachimbo, para sentirmos se é que temos sentimentos, para fecharmos os olhos e aquela simples imagem de uma cachimbo, nos lembrar de um momento bom que ja tivemos ao lado de nossa familia, amigos, ou até mesmo uma cena de um filme que mexeu co você.

    ResponderExcluir
  19. Oi, meu nome é Gustavo Basilio, tenho 18 anos, fiz um ano e meio de engenharia de computação na puc e estagiando comecei a trabalhar com web design e aos poucos fui me desligando do curso, foi quando eu resolvi pegar algumas materias de publicidade ainda em engenharia mas vendo a grade percebi que queria fazer a grade praticamente inteira, então por que não mudar de curso logo? Tranquei o curso de engenharia e comecei tudo de novo.

    Sobre a pintura, na minha visão ela é contraditória pois mostra um cachimbo e diz que não é um cachimbo, mas na verdade ele apenas dá a impressão de ser uma contradição, pois se você parar para pensar aquilo não é um cachimbo e sim a imagem de um, mais precisamente o modo que o artista vê o cachimbo.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Caroline Castro, escolhi fazer o curso Publicidade e Propaganda por achar que me identifico muito com ele, pelo fato de gostar da área de criação, comunicação e de tudo que abrange o curso. Espero ter feito a escolha ceta pois não me vejo fazendo outra coisa.. e espero que tudo dê certo. Boa sorte a todos!

    Acho que a pintura que representa um cachimbo e está escrito em baixo: "Isso não é um cachimbo" quer dizer que nem tudo que parece é, então precisamos ir com calma e analisarmos tudo nos mínimos detalhes antes de fazer qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu nome é Nathalia Leão. Escrevi pra revista adolescente Atrevida e pro blog da marca de sandálias Ilhabela - o que me fez conhecer e me aproximou do mundo da comunicação. Escolhi o curso de Publicidade e Propaganda por me identificar e por saber que é uma área que atualmente está em constante desenvolvimento.

    Sobre a imagem: de fato, não é um cachimbo. É a representação do objeto real.

    ResponderExcluir
  22. Oi, meu nome é Yuri Ramos. Gosto de chocolate, de frango, de suco de maracujá, de cinema, de jogar truco, de durmir, de livros, de frio e amo músicas. Não gosto de acordar cedo, de ficar triste(não tenho dom pra isso), de ficar esperando e de ser ignorado.

    Escolhi publicidade porque sempre gostei muito de assistir a várias propagandas e anúncios. Sabe quando olhamos um propaganda e rimos ou achamos incrível? Então... Sempre gostei muito disso. Outro fato que me levou a escolher esse curso é que a mídia tem um grande poder de influência no mundo, quero fazer parte dela e influenciar de uma forma boa.

    Em relação ao dialogo dessa foto com o conceito de arte que estudamos, percebe-se que o autor tentou demonstrar que uma obra de arte é mais mais do que se vê; é, na verdade, aquilo que o autor quer transmitir; esta muito além do que ela representa.

    yuriRamos

    ResponderExcluir
  23. Sou Felipe Magalhães Albuquerque e odeio Dom Casmurro.
    2° questão é difícil. Porém, o que se entende por arte é o próprio pensamento e influência expressadas em um determinado plano, seja ele concreto, surreal, imaginário, etc.
    Essa é a minha opinião. =D

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Maria Eduarda, antes de entrar para o curso de Publicidade eu fiz 1 ano de Direito. Na época do vestibular fiquei indecisa e acabei sendo influenciada por minha mae. Após um ano de Direito me mudei para Londres e durante esse período fora percebi oque realmente queria, algo relacionado a arte. Desde pequena me interessava pela arte, e em minhas viagens procurei conhecer mais artistas e visitar suas obras. O curso de Publicidade e Propaganda me atraiu pois envolve vários elementos que gosto, a profissao de publicitario em si, a criatividade, os varios meios e campos que podem ser utilizados na area. Enfim , achei o meu curso.

    Sobre a imagem acima, se mostrada sem a escrita seria compreendida apenas como um cachimbo; no entanto ao dizer que que oque vemos nao é oque vemos, o autor instiga os leitores de sua obra, nos remete a uma leitura mais ampla. Sim , nao é um cachimbo, e a representacao de um cachimbo, é a pintura, o desenho de um cachimbo e o objeto em si.

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Laura Vitória Crispim e minha escolha pelo curso de Publicidade e Propaganda está relacionado aos meus interesses na arte, comunicação e mídias que influenciam todas as pessoas de alguma forma! Além disso, fiz associação desses meus interesses com as minha facilidades que são criatividade, compreensão rápida, boa escrita e espontaneidade! E até então, estou muito feliz com a minha escolha!

    Já quanto a obra acima, acredito que sua intenção é indagar sobre a intenção da arte. Temos a figura de um cachimbo e logo abaixo a frase "Isto não é um cachimbo", ou seja, nem tudo é o que parece tanto dentro da arte quanto em todo mundo contemporâneo. Realmente a obra não é um cachimbo e sim, a representação de um. E é isso que nós, futuros publicitários, iremos fazer durante nossa carreira, persuadir pra vender não um produto/serviço e sim, uma imagem, uma ideia do que aquele produto/serviço representa!

    ResponderExcluir
  26. Oie, meu nome é Thaís Guimarães. Sempre tive muitas dúvidas de que área seguir na faculdade, já pensei em vários cursos mas no final, me decidi por Publicidade. Gosto muito dessa questão de marketing e propaganda, me lido bem com a criatividade, gosto de criar. Também sempre gostei muito de ler e escrever, além de ter um grande interesse e apreço por fotografia.

    Na questão da obra acima, como a própria imagem diz ''isto não é um cachimbo'', quer dizer que nem tudo que observamos é o que parece ser. Devemos olhar sempre a essência das coisas antes de julgá-la pelo que vemos. O cachimbo pode demonstrar ser muito mais do que um simples objeto, o autor talvez, queira transmitir um sentimento através da representação de um cachimbo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, me chamo Larissa Brito. Durante os três anos do ensino médio, tive dificuldades para escolher um curso que realmente me agradasse. Após um tempo de pesquisa, no segundo semestre do terceiro ano, decidi optar pelo curso de puplicidade e propaganda. Além de não ter nenhuma matéria de biológicas e exatas, o curso, depois de um tempo de pesquisa, despertou-me maior interesse por criação, fotografia, mídia...
    A ilustração à cima é a representação do que possa ser um cachimbo. Cada um tem para si, uma determinada "representação" desse objeto. Pode ser poético, apenas usual, musical, não sei. A interpretação, dá-se muitas vezes pelo que a pessoa que observa o objeto está sentindo. Não é o objeto em si.

    ResponderExcluir
  28. Oii, meu nome é Ambra. Eu tive algumas duvidas em relação ao que fazer na faculdade, mas por fim escolhi o curso de publicidade e propaganda porque acho que é o que mais combina comigo, pois gosto muito de marketing e comunicação, e o curso de publicidade é o que mais trabalha nessa área. Eu espero ter feito a escolha certa!

    Em relação a imagem do cachimbo, acho que o autor quis dar a idéia de que nem tudo que parece ser realmente é. Pois na imagem não é um cachimbo e sim a representação de um objeto.

    ResponderExcluir
  29. Olá, meu nome é Brunna Jaques da Rocha Lima, tenho 18 anos e moro em Anápolis, venho e volto de Goiânia todos os dias. Decidi o curso de Publicidade e Propaganda de última hora, pois não tinha escolhas, comecei a pesquisar mais sobre o curso e vi que é uma área muito ampla em que se pode trabalhar em diversos ramos e como estava indecisa, resolvi que Publicidade seria o melhor curso a optar, embora isso tenha ocorrido, estou muito satisfeita com a minha escolha e espero me realizar na profissão que exercer.
    A imagem e a frase acima são controversas, pois apesar de sabermos que é um cachimbo, a frase nos diz o oposto: "Isso não é um cachimbo". É verdade, a imagem é apenas a representação do que é real, o artista pode muito bem interpretar aquilo que ele mesmo fez como qualquer outro objeto e nós devemos aceitar, afinal não fomos nós quem o fizemos.

    ResponderExcluir
  30. Bom, meu nome é Ana Rita Rodrigues Nogueira. Escolhi o curso de Publicidade e Propaganda devido meu grande interesse e paixão pela arte e comunicação, já que hoje é algo muito influente na vida de nós, seres humanos. Além também, do fato do curso estar super ligado a criatividade. Acredito que essa é uma área de constante crescimento, de grandes oportunidades, apesar de todos os comentários negativos a respeito, principalmente no campo financeiro. Muitos ainda têm em mente que o dinheiro é que faz acontecer. Pode até ser, mas uma realização profissional tem preço?
    Quanto à obra, ela é um típico exemplo do que chamo que “complexidade da arte”. Ela transpõe o texto não verbal, ela não é superficial, não é um cachimbo de fato, como traz o texto verbal (“Ceci n’est pas une pipe”), ela é apenas um desenho, uma imagem, uma ilustração, a representação de um cachimbo.

    ResponderExcluir
  31. Olá, me chamo Pedro Bastos Mascarenhas, 19 anos. Cursei 3 periodos de Farmácia e Bioquimica, porém não era o que eu pensava que fosse e fiquei insatisfeito com o curso então tranquei a faculdade. Optei pelo curso Publicidade e Propaganda, pelo fato de ter me identificado com a grade curricular.
    Quanto a Arte, toda obra tem um significado abstrato onde o autor quer dizer algo além da imagem, algo que está "invisível". Quanto ao Cachimbo acima, concluimos que aquilo não é um cachimbo de fato e sim a representação de um objeto "cachimbo" em forma de imagem.

    ResponderExcluir
  32. Me chamo Roanny Nóbrega, tenho 18 anos. Estou cursando publicidade e propaganda porque penso que eu tenho tudo haver com o curso e eu adorei a a grade.
    Aprendemos que as obras de arte possuem significados escondidos dentro das mesmas, siginifados esse que o autor representa de uma forma abstrata, sendo assim, o cachimbo não é realmente um cachimbo e sim uma representação do mesmo em uma obra de arte ilustrada.

    ResponderExcluir
  33. olá
    meu nome é Millene Morete, e escolhi este curso de publicidade e propaganda pois ele enquadra-se perfeitamente ao meu objetivo tanto profissional quanto o do prazer. A fotografia e a Arte são meus pontos mais fortes em questão do querer aprender, apreciar, e de todas as formas ver o que há por traz de uma simples ou até mesmo complexa imagem.
    Em relação à ideia anterior , a representação dessa imagem como um cachimbo, nos revela perfeitamente esse jogo e o poder das palavras com a imagem, pois o que todo espectador vê é um cachimbo, ou seja a representação visual de um cachimbo, mas como o texto abaixo da imagem diz: ISTO NÃO É UM CACHIMBO, devemos crer e entender que a figura de forma alguma não representa um cachimbo, este jogo e forma de entendimento pode ser chamada de complexidade artística, assim como varias outras obras representam.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu sou Gilda. Minha decisão por esse curso é muito recente. Na verdade decidi no dia da inscrição para pré seleção. Sempre tive dúvidas sobre que curso escolher, ja que essa é uma decisão muito importante a ser tomada. Escolhi Publicidade e Propaganda, por que de uma certa forma sempre gostei de arte, seja através da música, desenhos...e penso que posso demonstrar através da publicidade. E o bom de tudo isso é que estou gostando muito. Concluí que essa é a minha área, pois é o que gosto de fazer. E o farei com prazer.
    Quanto a figura acima colocada, onde informa não ser um cachimbo, mas que qualquer um diria que é, há várias formas de avaliar essa informação.Primeiro, não podemos notar que não é um cachimbo. E sim, a imagem de um cachimbo. Podemos considerar também que a frase faz parte da imagem. Quem a criou, poderia escrever o que quisesse, mas na minha memória, como aprendi, isso é um cachimbo sim, mas se alguém quiser achar e/ou dizer que é um pássaro, tudo bem. Cada um interpreta como pode, mas para mim trata-se da imagem de um cachimbo.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Meu nome é Thalita Toledo Silva moro em Aparecida de Goiânia, tenho 18 anos de idade.
    Optei por fazer o curso de Publicidade e Propaganda pelo fato de gostar da área de Comunicação Social e como noticiar nunca foi meu Rob, a minha habilidade para dar ou receber uma noticia seja ela boa ou ruim sempre foi uma negação e dentre varias outras razoes eu não poderia fazer jornalismo. Na realidade, eu sempre gostei de divulgar, organizar eventos e por ser apaixonada na área de fotografia que eu escolhi o este curso de graduação. Antes do vestibular eu pesquisei muito sobre o curso, sobre a área de atuação, sobre o mercado de trabalho e conclui que é uma área que esta crescendo, ampliando e o profissional publicitário esta sendo reconhecido cada vez mais.
    A obra acima traz a tona novamente a complexidade da arte. A imagem com a frase que vem logo a baixo dela é bastante contraditória. Mas realça no meu modo de ver o que a arte de fato é algo que não se explica não se defini como qualquer outra palavra, arte é simplesmente tudo que transmiti um sentimento seja de dor, de sofrimento, de estranheza, de complexidade ou não.

    ResponderExcluir